A sigla SEO, refere-se a (Search Engine Optimization), conhecido
como otimização de sites, em que se buscar
de uma forma rapidamente que aumenta os acessos de um site utilizando
um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu
posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing.
Utilizados pelos administradores ou desenvolvedores do site baseando pelos princípios
de SEO em sua
elaboração de forma a melhorar os aspectos de otimização interna que contribuem
para o posicionamento da página.
SEO ou Links
Patrocinados?
Os links patrocinados são uma forma mais fácil e rápida
de aparecer no topo dos resultados do Google, mas pode ser infinitamente mais
cara do que uma boa estratégia de SEO. Além disso, quando a campanha sai do ar,
o seu site some da primeira página dos buscadores instantaneamente, o que contrasta
com o caráter de continuidade que a prática de SEO possui.
Com links patrocinados, o número de visitas
do seu site aumenta rapidamente, mas isso não ocorre com a probabilidade de
conversão desse público. Isso porque em uma campanha de links patrocinados, um
site que vende brinquedos pode muito bem aparecer em primeiro para a busca
“diversão infantil”, se esta palavra estiver selecionada para um link
patrocinado.
E se o usuário que busca não estiver com a
intenção de comprar nada, apenas de conhecer algumas brincadeiras para animar
uma festa de criança, ocorre o que chamamos de rejeição. O usuário entra no
site e rapidamente verifica que ali não existe o que ele procura.
Já com a prática de técnicas de SEO, o site
só aparecerá em primeiro para aquela palavra que ele for realmente relevante. As
chances de um usuário não encontrar o que procura diminuem. Logo, aqui temos
uma equação em que o número de visitas pode ser um pouco menor do que as
geradas pelos links atrocinados, mas o percentual de conversões aumenta
significativamente.
Portanto,
o trabalho de SEO está relacionado à credibilidade e relevância de uma página ou um site.
Por Ciro Costa
Comentários
Postar um comentário