CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente



Do inglês Customer Relationship Management, também conhecido Marketing de Relacionamento, em que empresas estão adotando com o objetivo de melhorar as relações com seus clientes e de obter uma vantagem competitiva em relação a concorrência. Trata de um sistema que envolve estratégias destinadas a obter uma ligação maior com seus clientes, de forma econômica e eficaz, promovendo um benefício para ambos.

            As organizações sempre direcionaram suas ações para se conquistar novos clientes, ou seja, ações com foco nos clientes. Com avanço dos estudos em Administração e do advento da tecnologia, percebesse que o custo para se atrair um cliente novo, pode chegar de cinco a seis vezes maior do que de implementar ações de retenção para segurar um cliente atual.

Através do CRM, as empresas podem analisar o comportamento e necessidades de seus clientes e identificar tanto aqueles com potencial, em empregando algumas ações, induza a consumir mais seus produtos e/ou que garanta a sua fidelidade. Como aqueles que não vale a pena manter relações por não se enquadram com os objetivos da empresa.

Nessas perspectivas, as organizações estudam novas alternativas para não só conseguir novos clientes, mas também em desenvolver ações para mantê-los como clientes. Agora as empresas não só empenham suas ações com foco nos clientes, mas para obter o foco dos clientes.

             

Por Ciro Costa
Fonte: Serviços, Marketing e Gestão
CHRISTOPHER LOVELOCK, LAUREN WRIGHT | 1ª Edição | 2009

Comentários